Festa das Fogaceiras
Com rituais que perduram no tempo, aFesta das Fogaceiras é uma das maiores manifestações religiosas do Norte de Portugal e a mais identitária festividade do concelho de Santa Maria da Feira.
Semana Santa
Utilizando a cidade como palco de recriação dos últimos dias de vida de Jesus Cristo, a Semana Santa aposta no rigor histórico e na diferenciação de conteúdos que, ano após ano, surpreendem residentes e visitantes.
Imaginarius
O maior festival de Artes de Rua realizado em Portugal cruza grandes produções internacionais com criações originais, privilegiando a experimentação e a imaginação de artistas e público, incluindo o infantil.
Viagem Medieval
Passaporte para uma viagem única pelas vivências da Idade Média, a Viagem Medieval proporciona uma completa aula de história viva, onde os visitantes também podem ser atores nos grandes momentos de animação e recriação.
Perlim - parque temático
A magia, a emoção e a fantasia moram em Perlim - Uma Quinta de Sonhos. Com personagens divertidas e coloridas, o maior parque temático de Natal do Norte do País faz sonhar meninos e meninas de todas as idades.
Europarque - cidade de eventos
É um moderno Centro de congressos localizado em Espargo, Santa Maria da Feira. No Europarque têm lugar, também, grandes concertos, espectáculos musicais, bailado e outras manifestações culturais.
E muito mais...
Convento de Lóios
O Convento remonta ao século XVI e a sua edificação deve-se à iniciativa do terceiro Conde da Feira, D. Manuel Pereira, sendo o seu filho Diogo Pereira o quarto Conde da Feira e a sua mulher Ana de Menezes que basicamente deram o seguimento ao projeto de devoção a São João Evangelista.
Igreja da Misericórdia
Foi, durante alguns séculos, a igreja matriz desta paróquia, dedicada a S. Nicolau. Após a construção da atual, foi remodelada e foi dedicada a S. Francisco. Com a fundação da Santa Casa da Misericórdia da Feira e após obras de reconstrução, por volta de 1689, ali se instala a Igreja da Misericórdia.
Fogaça
A fogaça, pão doce referido em diversos documentos medievais, principalmente no Norte do país, fazia parte dos foros e tributos que o camponês devia pagar ao senhor da terra por alturas de festas religiosas. Na Terra de Santa Maria, a fogaça, de formato peculiar, simbolizando as quatro torres do castelo da Feira, foi transformada em voto sagrado dedicado ao Mártir S. Sebastião, dando origem ao nome da maior festa religiosa centenária realizada neste Município – a Festa das Fogaceiras.